Notícias
Voltar \ Feng Shui na sala de estar

Feng Shui na sala de estar

09 out 2021
Feng Shui na sala de estar
Como aplicar o Feng Shui na sala de estar

Vários são os ambientes que procuram seguir as diretrizes do Feng Shui, a arte milenar chinesa que através dos elementos água, terra, fogo, madeira e metal promove o equilíbrio entre as energias Yin e Yang (opostas mas complementares), e harmoniza a decoração e energia de um lar. Depois de lhe falarmos da importância do Feng Shui no quarto, com especial atenção para a escolha da cabeceira de cama, e de abordarmos as técnicas para colocar os espelhos em casa, chegou a altura de migrarmos para a divisão da sala de estar e de explicarmos como pode aplicar o Feng Shui neste ambiente para tirar o melhor partido dele. Tenha em mente que a sala é muitas vezes o local onde toda a família se reúne, sendo por isso importante que toda a gente se sinta confortável no espaço. Estas 5 dicas prometem ajudá-lo a criar um ambiente equilibrado e livre de más energias.

Aproveite, e veja como escolher o sofá ideal para a sala de estar

 

Abra as janelas e deixe o ar entrar

Uma forma muito fácil de limpar as energias da sua sala de estar é abrir as cortinas, estores e janelas para deixar o ar entrar. Tenha em atenção que deve fazê-lo por um período de 9 minutos. Isto para o Feng Shui, o número nove é o mais auspicioso. Esta prática permite que qualquer energia menos positiva saia e se abra espaço para uma nova. Uma vez com tudo aberto e com o ar circulando, aproveite para limpar os vidros das janelas, usando um produto não tóxico ou um detergente caseiro, feito apenas de água e vinagre.

Conheça mais detergentes caseiros para aplicar na sua limpeza doméstica

 

Faça uma limpeza visual

A cultura do consumismo excessivo leva-nos, na maioria das vezes, para uma espiral de coisas acumuladas às quais não vemos o fim. Muitas vezes, todos os objetos que possuímos acabam a criar ruído e a proporcionar uma sensação de desorganização visualEste fator por si só espelha o stress, a agitação e a pressão constante em que vivemos as nossas vidas, diariamente. Posto isto, cabe-lhe a si avaliar se a sua sala está no ponto de necessitar de uma reformulação completa ou se apenas necessita de se livrar de algumas coisas. Uma limpeza visual para criar um espaço limpo e equilibrado. Todavia, lembre-se sempre que todos os espaços devem ficar preenchidos.

Utilize objetos que façam parte dos 5 elementos

Já aqui referimos que o Feng Shui se rege pelos 5 elementos: água, terra, fogo, madeira e metal. Por isso uma boa forma de incluir o Feng Shui na sua sala de estar é utilizando um objecto que represente cada fação na sua decoração de interiores. Deixamos-lhe uma lista de opções de formas e cores para cada elemento:

  • Terra: cores, castanho, laranja, amarelos e formas planas e quadradas.
  • Metal: cores, branco, cinza, metalizados e formas esféricas.
  • Água: cores, preto, azul escuro e formas curvas e onduladas.
  • Madeira: cores, azul, verdes e formas retangulares, colunares.
  • Fogo: cores, vermelho e formas triangulares.

Atenção à escolha das cores da divisão

Além dos 5 elementos, a teoria e o simbolismo das cores do Feng Shui estão relacionadas com o mapa Bagua. Assim, a cor é usada no Feng Shui para realçar ou apoiar áreas específicas da sua vida. Pode consultar este guia para se orientar relativamente às cores que devem compor a sua sala de estar. No entanto tenha em mente que é sempre importante respeitar a sua intuição. Ao sentir-se atraído por determinada tonalidade, arrisque; se a cor não o conquistar, preste atenção ao seu sexto sentido e opte por não a usar. Note ainda que, a aplicação das tonalidades pode ser feita através dos móveis, objetos decorativos, utilização de papel de parede ou pintura de uma parede de destaque.

Decore com plantas

Incluir plantas na decoração de interiores é sempre uma boa ideia, mas o Feng Shui é um defensor desta prática. Isto porque ao incluir as amigas verdes nos seus ambientes, está a trazer energia vital para a sua casa e a ligar-se à natureza. Mas atenção: lembre-se sempre de proporcionar luz, água e espaço em abundância para as plantas crescerem de forma viçosa e feliz.



De Maria Luísa

Veja Também